MUNDO

Nomes do nosso país antes de ser “Brasil”.

NOMES DO BRASIL (PAÍS)

Pesquisa do Bispo Anderson Caleb.

Os nomes do Brasil, ou seja do país e do Estado brasileiro.

Antes de receber o nome de “Brasil” nosso país teve muitos nomes, você sabia?

Pindorama (nome dado pelos indígenas);
Ilha de Vera Cruz, em 1500;
Terra Nova em 1501;
Terra dos Papagaios, em 1501;
Terra de Vera Cruz, em 1503;
Terra de Santa Cruz, em 1503;
Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505;
Terra do Brasil, em 1505;
Brasil, desde 1527.

 E por que Brasil? 
Nosso país recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era retirada das matas na costa brasileira a madeira da Caesalpinia echinata, chamada popularmente de pau-brasil. Desta madeira era extraída uma resina de cor vermelha cor-de-brasa, Brasil, que era usada para tingir tecidos

NOMES DO ESTADO BRASILEIRO,
Nomes Políticos.

Província do Brasil. Segundo Jaboatão, em seu Novo Orbe Seráfico Brasílico, ou Chronica dos Frades Menores da Província do Brasil, publicado em 1761, o nome Província de Santa Cruz foi mudado para Província do Brasil. Jaboatão observa desgostoso que “…a indiscreta politica dos homens, ou a sua imprudente ambição mudou depois em o de Província do Brasil, mostrando sem o querer, que fazia mais estimação do valor destes pães vermelhos, de que dependem os seus lucros temporais, do que do inestimável preço daquele sagrado Madeiro…” Por sagrado Madeiro, Jaboatão referia-se à grande Cruz levantada em Porto Seguro para a realização da Segunda Missa, em 1º de maio de 1500.

Estado do Brasil. Em 1612, o Brasil era um Estado da Coroa portuguesa, como atesta o Livro que dá Razão ao Estado do Brasil, um documento oficial publicado naquele ano, em Portugal. Em 1621, o Brasil foi dividido em dois, pela terceira vez. Criou-se o Estado do Maranhão (depois Estado do Maranhão e Grão-Pará), com capital em São Luís, e o Estado do Brasil, com capital em Salvador. Essa divisão ocorreu durante a União Ibérica, quando não havia mais preocupação com a linha de Tordesilhas.

Entretanto, o primeiro livro da Imprensa Régia no Brasil, publicado em maio de 1808, Relação dos Despachos Publicados na Corte…, faz referência, em sua folha de rosto, aos Estados do Brazil, dando a entender que o nome Brazil era usado para toda a América Portuguesa.

Reino do Brasil. Em 1815, o Brasil foi elevado à condição de Reino, como parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Império do Brasil. Nome adotado a partir da coroação de Dom Pedro I, em 1822.

Estados Unidos do Brasil. A denominação do País, como república, dada na folha de rosto da Constituição promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Em seu preâmbulo, o nome Republica (sem acento) é inserido, ficando Republica dos Estados Unidos do Brasil.

República Federativa do Brasil. Nome completo atual do Brasil.
Constituição Federal de 1988, artigo 1.

Um pouco de Cidadania faz bem pra igreja. Jesus orou para que não fôssemos tirados do mundo, mas livres do mal.
Apesar de cidadãos do céus, ainda somos cidadãos brasileiros.

Fonte: www.sohistoria.com.br

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Close
Close