Do Coração do Bispo

Carta aos Seminaristas 2018

Bispo Anderson Caleb
Membro do Conselho Diretor do Ceforte

MAS ANTES DE TUDO, UM ELOGIO SINCERO:

Sim quero elogiar você seminarista e seu desejo de estudar, seu apetite pelo saber e sua decisão de dedicar tempo para gestação do seu ministério.
Elogio ainda sua coragem de buscar o saber, pois frequentemente o “saber” e o “conhecimento” assustam muitos que querem ditá-lo e assim manipular as mentes.
Elogio também sua “inteligência” em investir seu dinheiro para adquirir novos saberes. Veja o conselho bíblico:

“Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento”
Pv 23.23

Me considerando um entusiasta e sempre motivador dos estudos e dos estudantes, ouso sugerir algumas atitudes para que vocês não desperdicem seu precioso tempo no Seminário ou na Academia:

11 ATITUDES QUE SE ESPERA DOS SEMINARISTAS WESLEYANOS:

1. Que vocês continuem crentes no Seminário. Não percam o hábito de orar, de ler a Bíblia, de estar na igreja e ajudar nos trabalhos mais simples.

2. Que vocês não percam a pureza do cristianismo simples e de santidade. Sem santificação, sem vida, a teologia não ajuda, mas atrapalha e confunde.

3. Que vocês estudem muito! E mais, que vocês “aprendam a estudar”. Desenvolvam disciplina pessoal como a daqueles jovens estudantes de Oxford do Século XVIII.

4. Que vocês não se julguem melhor do que os que não fazem teologia, e aprendam com os mais antigos na escola da experiencia. Afinal razão, tradição e Escritura sem experiência pessoal, é simplesmente uma contradição no cristianismo.

5. Que vocês ja sejam hoje o que pretendem ser amanhã. Seja pastor hoje, cuidando de pessoas, seja missionário(a) hoje ganhando almas a sua volta, seja um teólogo hoje, pesquisando, pensando e discutindo idéias , enfim ative seu dom e sua vocação desde já.

6. Que você vista a camisa da instituição e seja leal aos que investem em você. Afinal nao se pode separar vida de “estrutura”, nem o corpo da alma, sem matar algum valor.

7. Que você busque surpreender mais do que ser surpreendido. Vá além do esperado, seja pró-ativo, ultrapasse as expectativas. Não espere a escola te surpreender, surpreenda você a escola. Quer exemplos?

Jesus surpreendeu os doutores aos 12 anos; Wesley na faculdade em Oxford surpreendeu criando o Clube Santo, o wesleyano paulistano Mário Roberto Lindstron surpreendeu sendo batizado no Espírito e começando um avivamento entre metodistas tradicionais do Seminario de Piracicaba lá pelos anos 40 ou 50, etc.

8. Que você evite o caminho mais fácil. O que não se conquista com sacrifício geralmente não se valoriza. Cuidado com o a ética do “jeitinho”.

9. Que você não se satisfaça apenas com o Ceforte e nem com você mesmo. Deseje mais, pesquise em outras fontes,
anseie por saber mais e não pare de crescer e estudar nunca. Não permita que o diploma te paralise. Lembre-se o bom é inimigo do ótimo.

10. Que você leia ao menos 4 Livros por mês. Persiste em ler. Crie esse hábito. Separe tempo pra isso. Esse costume fará imensa diferença em suas ministrações.

11. Que você não exija privilégios e nem oportunidades, mas CONQUISTE-OS! A dedicação, o talento, o bom caráter atrairão a atenção de seu lider e você será desejado e até disputado. Mas  o caminho da politicagem, das
técnicas de Maquiavel, da esperteza poderá até te promover mas não vai te manter na posição usurpada por esse caminho mais fácil.

E AINDA, É CLARO:

O QUE VOCÊS DEVEM ESPERAR DA METODISTA WESLEYANA?

1. Espere um quartel e não um hotel. Queremos soldados e não hóspedes. Lute com a gente, queremos quer lutar com você. Não se sinta hóspede mas servo.

2. Espere Um barco salva vidas e não um transatlântico de luxo. Isso fará toda a diferença em nossa viagem.

3. Espere um exército pra se alistar e não um palco pra se apresentar.

4. Espere o reconhecimento do seu chamado , não o endossamento de uma ilusão

5. Espere provação antes da aprovação. Essa é a ordem no Ceforte, no ministério e na vida.

6. Espere uma obra em construção que precisa de “trabalhadores que sonham e não de sonhadores que não trabalham.”

7. Espere um solo fértil para crescer. Todavia traga suas sementes. Não se colhe se não houver semeadura.

8. Espere um pomar e não um jardim ornamental. Um lugar pra Produzir frutos e não apenas Folhas ou belas flores. Não Venha para “enfeitar” o Ceforte ou a Igreja, venha para frutificar.

9. Espere encontrar na wesleyana a casa do Oleiro, uma oficina, uma fábrica e não uma vitrine de shopping.

10. Espere da wesleyana uma igreja e não uma empresa. Não Um emprego, mas uma oportunidade de exercer uma vocação e um chamado. Não seja motivado por salários, não precisamos de mercenários. O sustento é justo e bíblico, todavia não pode ser a motivação do ministério.

É o que eu tinha pra hoje pra vocês. Procurei ser sincero e abrir meu coração.
Começar o ano letivo e formar-se com as expectativas certas evitarão muitos impasses em nossos eelacionamentos futuros.

Bom ano letivo
Parabéns aos que estão se formando.

Bispo Anderson Caleb
2018

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Close
Close