Do Coração do Bispo

Como pregar evangelisticamente?

“Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”
2 Timóteo 4.5

Não é facil, talvez uma das tarefas mais complexas seja o sermão evangelistico. Todavia ousarei a dar alguns conselhos aos meus pregadores que me ajudaram e ainda ajudam na pregação:

10 CONSELHOS PARA SE PREGAR MELHOR EVANGELISTICAMENTE

1. Evite os textos polêmicos e mais complexos da Bíblia.
Evite textos sobre as guerras sangrentas do VT, textos apocalípticos sobre as bestas e o dragão, as visões de Daniel, o casamento de Oséas, etc.

2. Evite os termos comuns da cultura biblica e da teologia.
Os não-crentes não possuem nenhuma cultura ou domínio bíblico, termos como: Tabernáculo, tenda da congregação, pentateuco, teofania etc. Use linguagem simples, todavia seja bom na gramática.

3. Use e abuse do “você”.
Fale e pregue como se estivesse pregando para uma pessoa e não para uma multidão. Esse era o costume de John Wesley conforme relatou certa vez. O pecador precisa entender que você prega pra ele, Deus quer falar diretamente com ele. Mas evite fixar o olhar aobre uma só pessoao , o que poderá constrangê-la.

4. Conheça o contexto em que as pessoas vivem e contextualize seu sermão com os dias de hoje.
Lembre-se que você esta pregando para pessoas do século 21, para brasileiros, pra gente comum. Esteja atento aos problemas atuais, use as noticias do dia ou da semana em suas ilustrações, isso te aproximará mais de seus ouvintes. Usar frases de filósofos , cientistas e pensadores conhecidos pode atrair a atenção de estudantes e pessoas com mais cultura. O conhecido escritor russo Fiódor Dostoievski por exemplo disse que “ha um vazio no homem que só Deus pode preencher”.

5. Conheça e fale dos dramas e problemas das pessoas.
Jesus percebeu o problema da Samaritana, “vai e chama seu marido…” ele percebeu a sede interior daquela mulher e lhe ofereceu agua viva. havia uma profunda sede naquela alma. Vazio interior, falta de paz, tormentos e culpa, povoam os corações. Tudo isso é consequencia do pecado. Mostre para as pessoas que o evangelho ja sabia dos problemas delas.

6. Fale sobre e confronte o pecado com sabedoria e inteligência.
Fale sobre o egoísmo e individualismo inerente a todas as pessoas, nossa ingratidão e soberba , nosso desprezo aos conselhos de Deus, atitudes que causaram tanto sofrimentos para elas. Mostre que esse não é o alvo, não é a vontade de Deus e com certeza não é o melhor para ninguem. Diga-lhes que diante de Deus não existem segredos, tudo é muito claro, mas que o olhar de Deus para elas é o olhar de um pai misericordioso, que hoje é pai e médico , mas que um dia será Juiz que por ser justo , e não mal, santo e correto , terá que julgar o pecador. Tem melhor resultado o Sermão que confronta o pecado do que o que o ignora ou lhe acaricia. Diga-lhes que nem você e nem niguem na igreja é melhor do que eles, mas que todos pecaram e carecem da graça de Deus.

7. Pregue o arrependimento
O arrependimento é uma palavra do evangelho. Na lei era olho por olho, dente por dente, desobediência gerava maldição e pronto, enfim, o chamado ao arrependimento é coisa do evangelho. Diga-lhes que se arrepender de um erro, de algo que feriu a Deus ou a uma pessoa é uma atitude digna e apreciada por Deus. Só arrogantes que pensam que nunca erram é que não se arrependem de nada.

8. Pregue a graça de Deus manifesta em Jesus! Seja cristocêntrico.
Diga-lhes que Deus não desistiu deles mesmo que eles tenham entristecido a Deus ou se esquecido Dele. Diga-lhes que Deus comhece seus corações e imperfeições. Que o mesmo Jesus que perdoou uma prostituta arrependida, um Zaqueu corrupto, um fanático fariseu torturador dos crentes (Paulo), esta pronto a perdoar e aceitar um pecador arrependido que creia em Jesus. Mostre Jesus para eles como o Deus que se fez gente, que veio sofrer a pena justa que era nossa, e que só através da justiça de Jesus o Pai nos recebe. Se ele crer em Cristo a perfeição e justiça de Jesus cobrirá cada pecado deles.

9. Faça um apelo , dê uma oportunidade de decisão
Fazer o convite e chamar pecadores ao arrependimento é biblico. Mas aprenda a decodificar, explanar, descomplicar, desreligiogizar seu apelo. Seja criativo, por exemplo diga-lhes:

“Eu sei e você sabe, que ha um vazio em sua alma que só Deus pode preencher”
“Eu sei que você já tentou de tudo para mudar sua vida, para vencer seu pecado e suas contradições, mas não conseguiu”
“Eu imagino que você tem pensado sobre Deus e em como ter um encontro com Ele”
“Sei que você não suporta mais esse mundo materialista, egoísta e opressor”
“Eu tenho certeza que hoje seu coração foi tocado e você esta ouvindo um chamado no profundo do aeu ser”
ENTÃO
VENHA!
VENHA A CRISTO AGORA!
Mas venha arrependido de seus pecados, contradições e egoísmos , venha crendo no perdão de Deus e no seu amor.
Sua vida vai mudar a partir de hoje!

10. Ore antes durante e depois do sermão
Deixei por ultimo o que deveria vir primeiro, mas meu propósito é que esse último conselho fique por mais tempo em sua mente.
Pregador lembre-se que as almas para quem você vai pregar são pessoas cativas por satanás, estão presas por ele e foram cegadas por ele. Se você não ganhar essa batalha antes de pregar pela oração e jejum , seus resultados serão pífios.
Leia atentamente 2 Corintios 4.4

QUANTO AO MAIS, OU QUANTO A TUDO, DO COMEÇO AO FIM
É OBRA DO SANTO ESPÍRITO DE DEUS!

Todavia esforce-se para se comunicar com seu auditório de perdidos, eles podem estar recebendo a ultima oportunidade de suas vidas!

I Co 9.22
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Close
Close