Do Coração do Bispo

A Geração de Josué: Geração da conquista

Características da Geração que possuiu Canaã

A GERAÇÃO DE JOSUÉ: GERAÇÃO DA CONQUISTA
Características da Geração que possuiu Canaã

(Pregado na Convenção de Jovens Wesleyanos de 2017 – 1ª Região, RJ)

Bispo Anderson Caleb

Texto Josue 1. 1-10

A Geração de Moisés foi importante, todavia cometeu muitos pecados e não conquistou Canaã. Paulo fala desses pecados em I Co 10. 5-10. Uma viagem de 11 dias acabou durando 40 anos. Deus então honra e levanta a geração Josué e Calebe, a geração que creu. Vou chamá-la de Geração de Josué. Algumas características desta geração nos ensinarão a conquistar nossas Canaãs.

1. A GERAÇÃO JOSUÉ NASCEU NO DESERTO MAS ESTAVA FOCADA EM CANAÃ.

A geração de Josué e de Calebe nasceu no deserto, cresceu no deserto, mas tinha a promessa de entrar em Canaã. Todavia Não foram apenas Josué e Calebe que entraram na terra prometida, mas todos os que tinham de 20 anos pra baixo, quando a geração de Moisés não creu no parecer de Calebe e Josué. Se você vive num deserto, se você atravessa o deserto mas seu foco é Canaã , é eternidade, então você é da geração de Josué. O deserto pra você é passagem, é caminho.

2. A GERAÇÃO JOSUÉ CRESCEU E CONVIVEU COM UMA GERAÇÃO INCRÉDULA E MEDROSA SEM SE CONTAMINAR.

Pois é. Nem Moisés creu no relatório de Josué e Calebe, por isso nem ele entrou na terra. Não é fácil caminhar com gente incrédula e medrosa, mas você pode. Você até deve. Calebe aos 85 anos tinha a mesma disposição e fé quando estava com seus 40 anos. O pessimismo e a incredulidade daquela geração não contaminou seu coração. Creia, mesmo entre os que não creem.

3. A GERAÇÃO JOSUÉ NÃO VIVEU SÓ DE HISTÓRIA E DE MILAGRES DO PASSADO, A GERAÇÃO JOSUÉ TEM SEUS PRÓPRIOS MILAGRES PRA CONTAR.

A geração Josué , a geração Calebe, viu seus próprios milagres: Viu o Jordão se abrir, viu as muralhas de Jericó ruirem, viu o sol parar, conquistou cidades etc. Você precisa ter suas próprias experiências com Deus e não viver terceirizando experiências. A história ensina mas pode engessar. Não viva de passado, afinal você não é museu. Ouse conquistar sua Canaã.

4. A GERAÇÃO JOSUÉ ASSUME A SUCESSÃO DE MOISÉS E SE LEVANTA PRA POSSUIR CANAÃ.

Deus disse pra Josué: “meu servo Moisés esta morto!!” Ou seja, AGORA É COM VOCÊ JOSUÉ!

Wesley morreu, Moddy, Suzana Wesley, Catarina Lutero, George Muller, Finney, Bispo Gessé, Ildemicio Cabral, Mário Lindsyton, morreram e outros estão morrendo. Agora é com você!! Assuma! Levante-se é seja corajoso Josué!!

5. A GERAÇÃO JOSUÉ GANHOU SUA GERAÇÃO.

Impactou sua própria geração. Tocou e conquistou sua própria gente, sua época. O que, convenhamos, não é tão fácil.

“O povo serviu ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que sobreviveram a Josué e que tinham visto toda aquela grande obra do Senhor, a qual ele fizera a favor de Israel”
Juizes 2.7

Aquela geração impactou todo o povo que não se desviou enquanto Josue estava vivo é mesmo após sua morte enquanto seus últimos anciãos viviam. Um período de 18 anos, até morrer esses Oficiais de Josue, segundo o historiador Flávio Josefo. A geração da Conquista, a geração de Josué não só conquistou territórios , mas sobretudo conquistou corações!

6. A GERAÇÃO JOSUÉ (E CALEBE) É A GERAÇÃO DA ESPADA

Todos sabemos que o livro de Josué é um livro de sucessivas guerras e conquistas sangrentas de territórios. Deus deu a terra, fez a promessa, mas não isentou seu povo da batalha. Haviam 7 povos julgados por Deus por sua crueldade, que deveriam ser expulsos de Canaã. Ou seja, Deus disse para aquela geração e diz para nós hoje: NÃO VAI SER FÁCIL!
Esse negócio de “conquistar” não é fácil. Mas disse o Senhor: “Sê forte e corajoso, como Eu fui com Moisés serei com você! Ninguém poderá te resistir!”… Mas não será fácil, terão que guerrear o tempo todo. Tem gente todavia que quer conquistar sem lutar. Impossível.

7. É DE SE NOTAR AINDA QUE A GERAÇÃO JOSUÉ TEVE MATURIDADE PARA ESPERAR.

Sim, Josué e Calebe esperaram 40 anos, os jovens de menos de 20 anos também esperaram 40 anos para entrar na terra. E isso sem rebeliões e divisões do povo. Muita gente todavia não sabe esperar. José esperou , Abraão esperou Iraque, Isaque esperou, Jacó esperou Raquel, Davi esperou, enfim esperar o tempo de Deus não é perder tempo. Mas nossa geração apressada e online quer tudo pra ontem. Esperar em Deus entretanto não é patinar no tempo.

“Deus trabalha pra quem Nele espera”.
A precipitação todavia sabota nossos projetos. Provérbios 20.25.

8. TODAVIA A GERAÇÃO DE JOSUÉ NÃO CONSEGUIU TOCAR AS GERAÇÕES FUTURAS.

“ E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e após ela levantou-se outra geração que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, servindo aos baalins”
Juízes 2.10,11.

Esse relato bíblico no mínimo deve nos fazer pensar. Não só pensar, mas também nos questionarmos: Estamos de fato preocupados com as próximas gerações? O que estamos fazendo a respeito? Levamos a sério o ministério com crianças, pre-adolescentes e adolescentes?
Quando uma geração não conhece a Deus e suas obras, ela se desvia. Não se trata de “saber” sobre Deus, mas de “conhecê-lo”, não se trata de saber sobre suas obras, conhecer e celebrar a história, mas de experimenta-las hoje, aqui e agora.

Conclusões:
Somos chamados a continuar a história, o trabalho das gerações passadas, e não apenas celebrá-lo, escrever sobre ele, etc. Somos chamados a suceder Moisés e possuir Canaã, mas somos advertidos a tocar e impactar não só a nossa geração , mas nas gerações futuras.

Soli Deo Glória

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Close
Close