Ministério da FamíliaVida Cristã

Mostrando o caminho

O texto bíblico de Provérbios no capítulo de número vinte e dois, versículo seis, talvez seja o mais utilizado nas igrejas para o ensino de como os pais precisam educar seus filhos. Diz o texto:

“Ensina a criança no caminho em que deve andar e mesmo quando for adulto não se desviará dele.”

Apesar de utilizado pelos cristãos para mostrar que educar os seus filhos na igreja seria o caminho correto, este texto não faz referência à igreja, mas a todo ensinamento transmitido dos pais para os filhos. O sábio rei Salomão nos traz neste texto, não uma ordenança, mas um alerta acerca da responsabilidade que temos sobre o que iremos ensinar aos filhos, porque uma vez aprendido, eles levarão por toda a vida.

O bom ou mau exemplo do pai apontará o caminho ao filho. Veja os filhos de médicos que estão cursando a faculdade de medicina. Perceba os filhos de pastores que se inscrevem a cada ano nos seminários. Filhos de jogadores de futebol hoje realizam o sonho de também serem jogadores e é possível identificar atores de TV porque seus nomes estão associados diretamente aos de seus pais. Há também filhos de maus políticos envolvidos em corrupção e que parecem propagar o histórico dos pais, assemelhando-se a eles em caráter.

A referência familiar paterna é o norte a ser indicado aos filhos. Mesmo se não for a intenção do pai, mostrar ao filho um determinado caminho, o seu exemplo, seja ele bom ou mal, será norteador à criança. A máxima do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” se perderá pelo caminho. O bem e o mal irão travar um duelo no coração de uma criança que mesmo ensinada no caminho certo, poderá seguir pelo caminho evidenciado pelo mau exemplo paterno.

Reflexão: Qual o caminho que a minha vida está revelando aos meus filhos?

Washington Souza – Ministério Regional da Família

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Close
Close