Do Coração do Bispo

O Caráter e Reputação do Pastor

Boletim
Mentoreamento Pastoral
Numero 1 – 2017

A REPUTAÇÃO DO PASTOR

Bispo Anderson Caleb

Queridos vou hoje conversar com vocês pastores, missionárias, aspirantes, presbíteros e líderes, sobre nossos maiores capitais terrenos: O CARÁTER E A REPUTAÇÃO.

Neste texto vou me servir de diversos pensadores e apresentar o tema sob diversos ângulos.

A pior coisa que pode existir nesta vida é um líder perder seu caráter e sua reputação. E isso já aconteceu com muitos infelizmente. O caminho de volta é árduo e longo.

Pare tudo e reflita sobre esse texto. Se essas colunas ruírem, todo o prédio vem abaixo em segundos.

Quando a Igreja primitiva precisou eleger os primeiros líderes para trabalharem lado a lado com os apóstolos, os diáconos, a primeira exigência foi a BOA REPUTAÇÃO, resultado de um bom caráter. Assim diz o texto: “Escolhei, pois, irmãos dentre vós, sete homens de boa reputação…” Atos 6.3

E aqui vai minha primeira pergunta: Como vai a sua reputação? Você esta zelando, cultivando, adubando, cuidando dela? Está disposto a morrer por ela?

Um homem de negócios americano muito bem sucedido, disse: “Perca dinheiro da firma, e eu serei compreensivo. Perca uma migalha da reputação da firma, e eu serei impiedoso” Warren Buffett.

É claro que a ética cristà não nos permite a impiedade, todavia o pensamento nos faz perceber, como a reputação, no mundo corporativo ocupa lugar extremamente relevante.

Warren também acertou quando disse: “São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la”

CARÁTER

Aprofundando todavia nossa reflexão, mais importante do que cuidar da reputação, até porque as outras pessoas cuidarão dela pra nós, é cuidar do caráter, pelo menos era o que pensava John Wooden ao dizer:
“Cuide de seu caráter e não da sua reputação. Seu caráter é quem você é, e sua reputação é quem as pessoas pensam que você é!”

Epicuro com verdade , disse a mais tempo, que: “Caráter é aquilo que você é quando ninguém está te olhando”.

Todavia hoje a maioria dos líderes está focando muito mais a intelectualidade, as titulações, a performance, a oratória, a retórica, do que o caráter, todavia eu penso como Ralph Waldo Emerson, quando afirmou que: “O caráter é superior ao intelecto”.

Termino meu argumento nesse tópico com o pensamento de Theophile Gautier: “As mais belas qualidades tornan-se inúteis, quando a força do caráter as não sustenta”.
CONCLUSÃO

Em minhas reflexões sobre reputação e caráter do pastor, que são seus bens inegociáveis, que fazem parte do curriculum invisível dos institutos bíblicos sérios e que falam mais alto do que qualquer sermão, encontrei um texto de Arnaldo Jabor que é muito pertinente e transcrevo nesta conclusão:

“As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é… A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora… A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira… A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz… A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus”. Arnaldo Jabor

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Close
Close