Do Coração do Bispo

Os 5 Solas da Igreja Deformada.

Por: Bispo Anderson Caleb S. de Almeida.

Sola misericórdia!

Em plena Celebração dos 500 anos da Reforma Protestante, temos não só uma igreja reformada, buscando ser bíblica, perseguindo a forma neotestamentária, mas uma igreja “deformada”. Igreja que atua em três extremos: o do Empirismo, o da Prosperidade e o do Racionalismo frio.

Muitos pastores e lideres operadores da nova “Deforma” também criaram , em minha opinião, e sendo um pouco irônico, permitam-me, os seus Cinco Solas. Os quais são:

1. “Sola Grana” – O que importa é o dindim, é arrecadar! ganhar dinheiro sempre. Riqueza material o negócio é faturar, acumular bens, santidade, justiça, ética e socorro ao irmão ficam pra outra hora. A prosperidade material e financeira é sua paixão e sua pregação. O céu deles é aqui. O Deus deles é o dinheiro.

2. “Sola Minha Glória” – A Igreja “deformada” ou a que vai se deformando é uma igreja personalista, que projeta homens. A Igreja deformada cultua celebridades religiosas e rouba a Glória que só é devida a Deus. Essa Igreja também gosta de atribuir Glória à instituição, à si mesma e ao seu nome. Sua doxologia se resume em dizer Ainda que veladamente: “ Glória a mim louvado seja eu”.

3. “Sola Minha Igreja” – Solo meu umbigo, solo meu arraial, sola minha denominação, sola minha tradição, sola minha liturgia etc. Este “sola” tem afastado irmãos durante séculos.

4. “Sola Novidade” – Outro “sola” comum da Igreja “deformada” é a obsessão por novidades. São fascinados por ventos de doutrina, por novos métodos, e como camaleões amam assumir as cores e a aparência do momento. De modismo em modismo e ávidos por novidades, vão vendendo a sua identidade.

5. “Sola Razão” – A razão não é um mal em si, Deus nos fez racionais. Mas a Igreja deformada cultua a razão, o racionalismo, e acredita que a razão humana é chave de todo conhecimento de Deus, desprezando a experiência e zombando do pietismo e da piedade. Abraçaram uma ortodoxia fria sem lugar para o poder de Deus e flertam com a teologia liberal.

Brademos hoje e sempre pelos reais e indispensáveis Solas!

Somente As Escrituras! A Palavra final!
Somente a fé! Para a salvação!
Somente a Graça! Salvadora, Justificadora e Santificadora!
Somente Cristo! Único mediador !
Somente a Deus a Glória! E que nenhum homem ou organização tente usurpar a Glória de Deus! É só Dele!

Soli Deo Glória!

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Close
Close