Do Coração do Bispo

Uma Benção Chamada: Repreensão

Bispo Anderson Caleb

“Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á”
Pv 9.8

“…repreende ao que tem entendimento, e ele crescerá na ciência”
Pv 19.25

Frequentemente cometemos dois erros ao tratar com os que erram: Ou somos tolerantes e compassivos demais ou demasiadamente duros e ásperos. A repreensão todavia é uma dor que sara, que cura. Ela é melhor que a “não repreensão”.
Um cirurgião precisa cortar, rasgar, ferir a pele e a carne de seu paciente para remover um tumor, isso vai trazer um certo desconforto e dor, ele precisa chamar um anestesista, é preciso anestesiar antes da cirurgia. Por isso a repreensão deve ser feita com amor.

NÃO REPREENDER É UM MAL

Não repreender os que são passíveis e “carentes” de repreensão não é um bem, mas um mal com consequências desastrosas.
Quando eu retirei minha vesícula através de uma cirurgia, isso me curou de crises horríveis de dor abdominal e do risco de uma infecção que poderia ser fatal. A cirurgia trouxe dor, mas a dor passou e eu fui curado daquelas crises horríveis.
A repreensão quando necessária deve ser recebida como terapia, como um corte, uma cisão cirúrgica que não visa ferir, mesmo que fira, mas que se propõe a curar. Ainda que rasgue a carne para arrancar o tumor, o mal, o câncer, antes que ele crie raízes e mate, é uma dor que cura.

COMO SE RECEBE UMA REPREENSÃO?

O homem natural e carnal não gosta de ser repreendido, mas as Escrituras afirmam que existe um tipo de pessoas que aprecia e ama a repreensão: os sábios. Como vimos em nosso texto de provérbios 9.8. O texto também afirma que o escarnecedor odeia a repreensão e é claro, vai odiar quem o repreende.

O QUE É REPREENSÃO?

Segundo os dicionários é uma advertência, uma censura ou critica. Eu dirigia que é um choque necessário, é acionar a tecla de “recalcular a rota” no GPS da vida. É uma sacudida, um puxão de orelhas necessário pra nos acordar e nos trazer de novo ao bom censo.

REPREENSÃO NAS ESCRITURAS

1. Na Bíblia a repreensão é um meio de crescimento:

“repreende ao que tem entendimento, e ele crescerá na ciência” Pv 19.25

2. É uma forma de adquirir “sabedoria” para as crianças, e para os que agem como crianças:

“ A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” Pv 29.15

3. A repreensão é desejável e é mil vezes melhor do que a bajulação:

“Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção dos tolos”
Eclesiastes 7.5

4. A Bíblia chega a chamar de tolo e insensato quem não ama a repreensão:

“O que ama a correção ama o conhecimento; mas o que aborrece a repreensão é insensato”
Pv 12.1

5. A Bíblia afirma que a repreensão, a correção e o açoite é uma prova de amor:

“pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho”

A REPREENSÃO PODE LIVRAR UM LÍDER DA QUEDA BEM COMO LEVANTAR O CAÍDO

Espera-se que os pastores, missionários, oficiais, diretores, em fim, que os líderes sejam pessoas sábias. E segundo as Escrituras, os sábios amam a repreensão.

Abraão foi repreendido por Faraó por ter mentido, Moisés por Jetro, Davi foi repreendido por Natã, Saul por Samuel, Pedro foi repreendido por Paulo, Enfim a lista é grande.

Repreender e aceitar repreensão fazem parte de qualquer ministério. Louvo a Deus pelas vezes que fui repreendido tanto pelos meus pais, pastores, amigos, esposa e lideres. Essas repreensões corrigiram minha rota.

Todavia a repreensão deve ser feita e embasada no amor. Repreender por mero prazer ou por habito, é sádico, é vil e anticristão. A repreensão, como a cirurgia sempre visa a cura. Todavia existem cirurgias mais e menos agressivas, de acordo com a patologia. Mas sempre com certo grau de dor. A tristeza que produz arrependimento é terapêutica e não patológica.

Minha oração é que eu e você, toda vez que fomos passíveis de sermos repreendidos, recebamos a repreensão como benção, como necessária e principalmente, como uma manifestação genuína de amor por nós.

Na hora dói, mas é a dor da cura, acredite.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Close
Close